sábado, 11 de julho de 2009

Compartilhando uma variavel em C#

Olá gente estou iniciando em programação e escolhi o C# para comecar pois sua sintaxe me parece bem clara é uma linguagem nova com muitos recursos e principalmente por sua utilização multiplataforma pois ja consigo abrir meus programas em visual C# .net no ubuntu sem nenhum problema é so usar o mono para isso.

Bom ha alguns dias tive um serio problema ao fazer um programa e não conseguir usar uma variavel em uma outra janela procurei ajuda em foruns, blogs e até no msdn e não havia descoberto uma solução, então lendo a explicação no livro de passo a passo que eu comprei recentemente pude entender, o que estava errado era a maneira como eu declarei a variavel e instanciava a mesma.

o segredo é só voce declarar a variavel como static pois assim ela podera ser chamada de qualquer lugar do programa é necessario vc chama-la sempre com 'nomeDaClasse.variavelStatica' como no codigo abaixo para ler uma caixa de texto


public partial class Window1 : Window
{
public Window1()
{
InitializeComponent();
}

private void btSalvar_Click(object sender, RoutedEventArgs e)
{
//instruçoes para atribuir o valor da textbox a variavel chamamos a 'classe.variavel'
classeArmazenarVariaveis.variavelTeste = int.Parse(campo.Text);
campo.Clear();
}

}



class classeArmazenarVariaveis
{
// a variavel deve ser do tipo public static para que ela possa ser compartilhada.
public static int variavelTeste;
}


Bom provavavelmente não é o melhor metodo pois eu sei que temos que fazer o encapsulamento para que a variavel fique protegida porém é o metodo mais facil que encontrei até agora. O codigo de exemplo completo e comentado você pode baixar no link abaixo.

http://www.4shared.com/file/117470256/74b2915b/InstanciarVariaveis.html





War for Peace (Theme of Bellato) - Lia

Nenhum comentário:

Postar um comentário