sexta-feira, 31 de julho de 2009

Estrategias para Expansão dos jogos em Linux.

Já há algum tempo tenho pensado em como alavancar o uso dos jogos em Linux e vamos começar pensando Os jogos são essenciais para crescimento do Linux ? Penso que sim. da mesma forma que os aplicativos de escritório também são e nisto o Linux já possui qualidade e renome igual ou superior a varios concorrentes e mesmo assim muitas empresas não deixam de utilizar (mesmo com versões em windows) os seus aplicativos pagos para utilizar o OpenOffice por exemplo. o aspecto mais importante que falta no Linux(open source em geral), e que muitos aplicativos comerciais possuem é o fato de causar a sensação de desejo e as vezes até um desejo ardente, este desejo tem um motivo. e é exatamente o que temos que descobrir para criarmos nossos jogos ou seja. "O porque de tais jogos serem desejados".
Por exemplo. Alguns usuarios trocaram suas distribuições pelo Ubuntu (eu fui uma delas) pelo simples desejo de ter um desktop 3d funcionando de maneira facil (no kurumin dava muito, mais muito trabalho no começo tanto que desisti) e parte do que o Ubuntu tem tentado trabalhar é isso , os desejos que as pessoas nutrem pelo sistema. desejo tal que algumas trocariam até mesmo certos confortos por essa substituição. Eu falei tudo isso para chegar ao seguinte ponto. os jogos só trarão usuários para o Linux se as seguintes condições forem satisfeitas(Desejos).

1) Jogos melhores que em outros sistemas (tanto em gráficos e desempenho , quanto em diversão)

2) Disponibilidade , os jogos tem que simplesmente abrir quando o usuário acredita que eles tem que abrir. Ou seja sem nenhum problema de instalação ou travamentos.

3) Os jogos tem que ter apelo popular ("nossa vc viu o novo jogo da xyzGamersFantasy, cara todo mundo vai querer esse jogo, porque é animal") ou seja alcançar o cliente final.

Legal então apenas com estes três requisitos conseguimos alavancar os jogos no Linux e então como que eu faço isso .

Bem para chegar a este ponto nós precisamos trabalhar com o sistema que eu chamo de rede 3D.
que envolve o desenvolvimento dos jogos, a distribuição e a difusão dos jogos.

Os 3Ds também possuem diversos requisitos e tais que não há como enumerar todos, porém vou focar nos principais.

1)Desenvolvimento – Os jogos tem que ser fáceis de serem produzidos e alcançar grandes resultados em desempenho e gráficos e possuírem um menor custo de produção.

Dentro desta características fica claro uma grande diferença entre produzir jogos para Linux e outros sistemas que não possuem tanta facilidade para produção porem possuem maior incentivo tanto financeiro, quanto uma questão mercadológica básica que é a quantidade de consumidores.
Uma empresa que vê um concorrente vendendo cem mil copias de um jogo que recebeu pontuação em gráficos mediana e vê a possibilidade de produzir gráficos melhores vai investir mais para obter maiores resultados focando pelo menos retorno equivalente as cem mil copias que o concorrente vendeu.


2)Distribuição - Os jogos tem ser distribuídos de maneira rápida fácil abrangente barata e principalmente segura (proteção contra copia ilegal) este aspecto envolve inclusive a instalação do jogos na maquina do cliente para que ocorra apenas o “just push start”.

Dentro de um ambiente como o open source onde possuímos vários especialistas(Hackers) o sistema de distribuição pode ser um ponto extremamente arriscado para qualquer desenvolvedor. Jogos são exclusivamente capital intelectual e este precisa ser protegido para que o desenvolvedor obtenha o retorno do investimento. Exemplo um jogo open source de MMORPG que tivesse apenas um servidor para joga-lo sem nenhuma chance de criação de servidor concorrente é altamente lucrativo para o desenvolvedor porem diante de tantos Hackers/m² que possuímos no ambiente open Source (Linux) esta tarefa é quase que impossível. pois rapidamente alguem criaria outro servidor, colocando o investimento em risco.

3)Difusão dos jogos no Linux –. Distribuições Linux devem vir já com o melhor dos jogos para Linux por padrão instalados. Outro aspecto determinante é que os jogadores tem que participar do ambiente de produção dos jogos.

Este ponto depende de alguns atores-chave para o seu fator de sucesso e os ambientes como KDE e Gnome tem de rever seus jogos para que uma pessoa que que é considerada "Gamer" não sinta o Linux tão atrasado ou inferior no aspecto jogos logo na primeira impressão que tem do sistema. Pensem cada vez que você instala uma distribuição nova você tem varias novidades e recursos adicionais nas diversas áreas que envolvem o uso do computador porém ao entrar na areá de jogos para passar uma pequena parte do tempo você descobre que não conseguira ficar tampo tempo jogando tais jogos que parecem da década retrasada (não são de qualidade ruim porém em sua maioria simples) portanto as vezes é melhor só ficar olhando uma barra de instalação do sistema enchendo do que passar algum tempo jogando. imaginem que primeira impressão do Linux fica marcada naquele jogador que tenta apenas experimentar o Linux.



Possíveis Soluções.


Desenvolvimento

As soluções são as mais diversas possíveis eu apenas irei chamar a atenção para algumas que vejo como as promissoras e gostaria de receber mais sugestões.

Blender – o blender é uma ferramenta de desenho 3D(modelagem) que possui um recurso que poderá mudar o rumo dos jogos em Linux que é a game engine. Ta bom eu sei que o proposito principal do blender é o desenho e não a interação ou jogos, porém com esta ferramenta você praticamente precisa de designers e de poucos programadores e o nível de gráficos será com absoluta certeza muito acima do que se pode esperar em alguns dos jogos comuns de Linux, o que falta no blender é que a game engine receba um especie de game factory onde recursos voltados para jogos sejam mais explorados e melhorados inclusive a possibilidade de rodar o blenderplayer sem que seja necessária a instalação do sistema de modelagem, e os pacotes de jogos sejam únicos semelhante as roms que existem em jogos de emuladores, o que facilitaria em muito o desenvolvimento e facilidade na manipulação dos jogos, ja as bibliotecas da game engine (ou blenderplayer) cuidassem daquilo que é familiar a todos os projetos (bibliotecas para rodar os jogos como a fisica, iluminação e efeitos) deixando apenas a cargo do game design a elaboração de visual, logica e interação.
XNA – Aqui não vou falar exclusivamente da ferramenta XNA para Windows, mas da possibilidade de compatibilizar os jogos feitos para windows rodarem no Linux nativamente através de um desenvolvimento já com esse proposito (Mono talvez) feito para um mercado atual e aproveitando o pinguim, portanto é apenas uma alusão a uma forma de desenvolver jogos usando os métodos que já estão “fazendo sucesso” no mercado são mais faceis de usar do que programação convencional, estão integradas há um ambiente de programação. De forma que caso houvesse uma ferramenta semelhante no Linux facilitaria em muito o processo de desenvolvimento.



Distribuição

Nesta área a mídia ideal no Linux para distribuição de software, sem duvida nenhuma é a internet e os processos de degustação de jogos (Versões Teste) e a aquisição do produto, tem de ocorrer de forma totalmente segura sem que qualquer especie dificuldade para ambas as partes principalmente para os jogadores ocorram.
Em sua maioria, jogadores querem começar apenas com “just push start” e depois que o jogo começar ai sim você pode ter diversas opções de configuração e personalização para que ele perca tempo ou paciência trocando e afinando a performance. O processo de aquisição de jogos via internet tem que de resumir-se a um arquivo que o jogador possas baixar sem necessidade de saber o que tem dentro dele (Jogos Comerciais) e de roda-lo ou instalado em apenas dois cliques e um OK(Semelhate ao .Deb) e se possível após a instalação já perguntar se o mesmo deseja jogar seu jogo o que vai permitir saber se o mesmo ira funcionar perfeitamente logo na primeira oportunidade de faze-lo.
A respeito deste processo de aquisição de jogos só há uma alternativa para a segurança do conteúdo intelectual investido no jogo que é a criptografia do mesmo e o processo de criptografia deve ocorrer de maneira tão transparente que este seja se quer mencionado durante o processo (ainda mais pela palavra criptografia que pode assustar alguns) cada jogador deve ficar apenas ciente que possui uma chave única e intransferível e que seus jogos vão ser jogados apenas em seus sistemas e que nas licenças de uso determinem que não há possibilidade de troca de chaves. E caso ocorra a troca de chaves os arquivos(jogos) estarão inutilizados sendo para proteção do desenvolvedor.



Difusão dos jogos.

Difundir os jogos entre os jogadores sem mídia comercial é a tarefa mais difícil em um ambiente open source, portanto o "Power Up" para que os jogos sejam difundidos entre os jogadores é a criação simultânea de comunidades de manutenção/sugestão do projeto de jogo junto aos jogadores ( principais interessados ) para que seja possivel entender as necessidades , dificuldades , motivações , e escolhas dos nossos clientes finais, e devem estar no topo de prioridades do projeto tais necessidades , dificuldade , motivações e escolhas de forma que sejam constantemente atualizadas e a liderança de um projeto de jogos deve estar pronta inclusive para passar o destino do projeto para as mãos da maioria (clientes finais). caso algumas requisições dos jogadores saiam do escopo devem ser criadas rotinas (forks , demos , períodos de testes , regiões de testes) para uma analise mais profunda dessas requisições. E com crescimento do publico haverá uma grande possibilidade da perpetuação do jogo. Onde mesmo que lideres do projeto sejam trocados a ideia que esteja sendo desenvolvida pelos próprios jogadores ou novos game designs tenha continuidade.



Este post é apenas um esboço do que pretendo chamar de estratégia para expansão dos jogos em Linux quanto mais comentários forem feitos melhor e mais claro pode ficar este conceito.

Creative Commons License
Estrategias para Expanção dos jogos em Linux. by Ulisses Cavalcante is licensed under a Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Based on a work at uziel7.blogspot.com.

4 comentários:

  1. mano a sua iniciativa é 1000 volts ate pq estou tendo um grande problema com um gerenciador de lan house,,crendo entao que presisamos de soluções pra linux o mais rapido possilvel...pq do jeito q a coisa ta indo nem sei onde vamos parar .....parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Ulisses

    Parabéns pelo artigo. Ficou muito bem escrito e coerente. Tenho buscado pessoas interessadas em discutir questoes como esta levantada por você neste post na próxima Conferência Nacional de Usuários de Blender - www.blender.pro.br que acontecerá dia 07 de outubro no Rio de Janeiro, na PUC-RJ, durante a SBGames.

    Caso você possa participar da blenderpro, me avise que te apresento a outros cérebros que já estao a algum tempo discutindo esta temática q buscando soluções práticas para implementar a partir do Brasil.

    Parabéns pela iniciativa.

    \__/
    (oo)
    _||_
    erick

    ResponderExcluir
  3. Cara eu já tentei no minimo umas 5 vezes partir para um experiência com linux, assim como vc tentei o kurumin e o ubuntu, utizando junto com o windows no mesmo pc pra não radicalizar tanto. Em termos de usabilidade o sistema é muito bacana, tanto para mim que já sou um pouco curioso de coisas de informatica quanto pra minha patroa que usa mais o pc para coisas basicas. Eu usava de boa pra entrar no msn, usar internet, ouvir musicas e ver filmes, mas a coisa mais chata era ter que reiniciar o pc e voltar pro windows toda vez que eu queria jogar, sendo que jogar é a coisa que mais faço no pc, afinal montei a máquina justamente pra isso. Eu penso que para um usuario comun talvez não fizesse tanta diferença desde que eles fossem estimulados e ensinados (porque não?) a usar o sistema. mas para pessoas como eu que fazem do pc o seu videogame diario ainda esta muito longe o dia em que iremos migrar totalmente para um sistema linux, ou mesmo te-lo como sistema principal, visto que os bons jogos são vão bem no sistema do tio Bill. Embora eu concorde com com seus argumentos a respeito do que é preciso pra alavancar a industria de games no linux, eu sinceramente duvido muito que isso vá acontecer num curto ou até mesmo médio espaço de tanto, é uma pena porque é um sistema muito promissor, mas parece aqueles jogadores de futebol que a gente acompanha a carreira desde os 17 anos e o cara vai ta lá com 25 e a gente ainda esperando ele explodir de vez. Enquanto isso vamos ficando de Windows mesmo e por causa dos jogos, porque até mesmo usuarios não hardcores sentem falta dessa grande diferença, minha esposa que o diga, se ela ficar sem o Plants vs zombies aqui no pc ela tem um treco, rs.

    Belo texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante vosso post, tbm creio que jogos dariam um bom Up na adoção do linux, ainda mais se os jogos fossem foda e exclusivos (ou tivessem recursos mais loucos que do windows).
    No entanto, não sei se cobrar pelos jogos como no Windows daria certo (mesmo pq, chuto que 90% dos que usam jogos no windows, usam pirata...pelo menos aqui onde moro).
    Acho que uma alternativa poderia ser colocar alguma propaganda antes de iniciar o jogo (tipo um link que fica com uma imagem de propaganda do lado de um menu, antes de começar o jogo).
    Uma coisa que acho que seria legal tambem seria a criação de jogos mais criativos, mas, no entanto, menos avançados em recursos graficos (que não precise de uma placa de video, por exemplo, ou que rode bem em um pc de 256 de ram)para, assim, "comer" outra fatia do mercado...no caso, daquelas pessoas que não tem recursos ou, como eu, não desejam gastar muito com computador, mas, no entanto, gostam de jogos.
    Bom, isto é minha opnião, posso estar errado...
    De toda forma, foi um ótimo post, parabens, e, continue assim.

    ResponderExcluir