domingo, 21 de setembro de 2014

O negocio da exclusividade nos Jogos de Console.

Uma reflexão sobre a regra dos jogos da MS não poderem ser lançados depois das demais plataformas de consoles.

Um ponto que eu gostaria de mostrar é o seguinte por mais besta ou idiota que pareça esta regra ela tem uma função muito importante é colocar o game no trem do Hype.

pode parecer idiota mas a MS quer tanto ganhar dinheiro quanto a Sony ou Steam e nenhuma delas quer perder dinheiro.

vou pegar um exemplo simples Plant Vs Zombies GW foi um exclusivo temporario de X1/360 vou pegar os dados do VGchartz que é o que temos mesmo não sendo tão preciso.

vamos pegar as vendas da primeira semana em cada console.

X1 -- 01st March 2014 -- 88,613
X360  01st March 2014 -- 84,232

PS4 - 23rd August 2014 -- 39,735
PS3 - 05th July 2014 -- 876

Não estou dizendo que seja uma regra mas o que nós sabemos é que com o passar do tempo depois do lançamento as pessoas acabam esquecendo o jogo, seja por que saem outros jogos ou até porque a pessoa perde aquilo que é chamado de compra emotiva ou compra por impulso.

como disse não que isso seja uma regra mas a tendencia é que com o passar o do tempo o jogo venda menos e por isso a MS tem essa politica de focar em exclusivos temporarios e em não permitir que os jogos saiam depois em seu console.

peguem o caso de PVZ GW ai me falem uma coisa se a base de PS4 é tão maior porque ele não vendeu mais em sua primeira semana de lançamento ? enquanto que o de 360 vendeu quase a mesma coisa que o de Xone ?

agora com quem reclama da MS comprar exclusividade temporaria vejam pelo seguinte prisma para que ela vai pagar a mais para ter um exclusivo para sempre se ele vende mais em seu primeiro ano ?

Halo 3 que teve um desempenho excepcional foi lançado em 29th September 2007
Vendeu no
Primeiro ano 6,835,323
Segundo ano  2,046,996
queda de -70.1%

Halo Reach
Primeiro ano 7,059,031
Segundo ano 1,561,466
queda de -77.9%

Uncharted 3 que foi lança em 05th November 2011 faltando pouco para acabar o ano vendeu
Primeiro ano 3,411,460
Segundo ano 2,153,546
queda de -36.9%

God of War 3 vendeu
Primeiro ano 3,568,458
Segundo ano 680,157
queda de -80.9%

E para fechar
Call of Duty: Modern Warfare 3 foi lançado em 12th November 2011 muito perto do final do ano.
Primeiro ano 11,527,994
Segundo ano 2,177,827
queda de -81.1%

Se for para olhar pelo lado coorporativo uma exclusividade de um ano normalmente traz boa parte do retorno. e fora que se vc realmente quer um jogo vc é capaz de experar por ele o tempo que for necessario mas se não sair ninguem vai morrer por isso todas as plataformas estão recheadas de jogos para satisfazer o gosto de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário